Decorreu na passada segunda-feira, 24 de Abril, na Praça Municipal, o sprint final do projecto ‘Pedalar pela Leitura’. A iniciativa, que resulta de uma parceria entre o Município de Braga e a Porto Editora, tem como principal objectivo estimular a prática desportiva e os hábitos de leitura.
Durante este mês, os alunos de 12 escolas do Concelho foram desafiados a pedalar e conquistar livros para as respectivas bibliotecas escolares. A EB 2, 3 Frei Caetano Brandão foi a escola que acumulou mais quilómetros (319), seguida da EB 2,3 de Celeirós (314) e da EB 2, 3 de Cabreiros. Apesar destes resultados, todas as escolas participantes serão contempladas com livros oferecidos pela Porto Editora.
Como sublinhou Sameiro Araújo, vice-presidente da Câmara Municipal de Braga, um dos alicerces fundamentais para o desenvolvimento sustentável de uma cidade é a aposta no conhecimento e na educação.
A iniciativa “Pedalar pela Leitura”, que se realizou pela terceira vez, envolveu as comunidades educativas de 12 estabelecimentos de ensino dos 2.º e 3.º ciclos de Braga, com milhares de alunos a pedalar para que a respectiva escola saísse vencedora.
A Decathlon também se juntou à iniciativa e disponibilizou as bicicletas fixas nas escolas para que a actividade se concretizasse. As bicicletas estiveram disponíveis nas escolas Francisco Sanches, Lamaçães, Frei Caetano Brandão, Nogueira, André Soares e Gualtar, Real, Palmeira, Cabreiros, Cávado, Celeirós e Santa Maria. Também a AGERE se associou ao projecto, com a distribuição de garrafas reutilizáveis.