No âmbito da iniciativa ‘Governo +Próximo’, o vereador do Ambiente e Desenvolvimento Rural, Altino Bessa, e a ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, realizaram ontem uma visita ao Banco Português de Germoplasma Vegetal (BPGV), situado na Quinta de S. José, em Merelim S. Pedro.

O Banco Português de Germoplasma Vegetal (BPGV) foi criado em 1977 e é uma “estrutura de conservação de recursos genéticos vegetais em Portugal, sob a responsabilidade do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV) e sob a tutela do Ministério da Agricultura.

O principal objectivo do BPGV é reunir diferentes espécies, estudá-las e, posteriormente, partilhá-las com outras instituições semelhantes à volta do mundo. A iniciativa contou também com a presença de Tiago Antunes, secretário de Estado dos Assuntos Europeus, Nuno Canada, e de parceiros do BPGV, que desenvolvem trabalho em prol do desenvolvimento rural sustentável e da valorização dos recursos endógenos locais, como a Quinta Pedagógica de Braga, a ATAHCA (Associação de Desenvolvimento das Terras, Altas do Homem, Cávado e Ave), a FERA (Federação Nacional de Raças Autóctones) e a AMIBA (Associação de Criadores de Bovinos de Raça Barrosã).

O Banco Português de Germoplasma Vegetal é hoje uma das maiores infra-estruturas de conservação de recursos genéticos do mundo, guardando uma colecção de mais de 47 mil amostras de 150 espécies e 90 géneros de cereais, plantas aromáticas e medicinais, fibras, forragens, pastagens e culturas hortícolas.

Segundo o Relatório sobre a Situação dos Recursos Fitogenéticos do Mundo, relatório da FAO (Food and Agriculture Organization) publicado em 2010, refere que Portugal, e muito especificamente o BPGV em Braga, conserva a 2ª maior colecção de milho, a nível mundial. É, ainda, um dos 170 bancos do mundo com mais de 10 000 variedades conservadas, colocando-o nos 10% de topo.