A capacidade de personalização dos fundos de ecrã será a funcionalidade a ter em conta com a próxima grande atualização do sistema operativo.

A Google aproveitou o evento anual I/O para apresentar a próxima grande atualização do sistema operativo Android, adiantando que haverá novidades no que diz respeito à segurança e também à acessibilidade. Todavia, uma das grandes novidades será mesmo a capacidade de personalização por via dos fundos de ecrã.

Por via de Inteligência Artificial (IA), o Android 14 permitirá aos utilizadores personalizarem os fundos de ecrã, seja enquanto o telemóvel está a ser atualizado, seja quando este se encontra bloqueado. Ao escolher um tema e estilo por via de texto, o sistema integrado no Android será capaz de criar imagens únicas que podem ser aproveitadas como fundos.

Esta pode ser muito bem uma das principais novidades do Android 14 e os utilizadores do Pixel poderão começar a utilizá-la já a partir do próximo mês, quando a funcionalidade for disponibilizada para os telemóveis da Google.