Os Bombeiros Voluntários de Guimarães vão oferecer uma ambulância à região de Oio, na Guiné-Bissau. A coporação vimaranse explica que “a viatura de socorro e transporte já não reúne condições para operar em Portugal, mas vai voltar a ganhar vida e fazer a diferença em muitas vidas daquele país africano”.

A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Guimarães decidiu doar para a região de Oio, na Guiné-Bissau, uma ambulância que estava parada e fora da sua frota por se encontrar “desatualizada com as exigências normativas do serviço e com mais de vinte anos de rodagem”, salienta o presidente, João Pedro Castro.

O dirigente acrescenta que a oferta surge “em resposta a um pedido da Embaixada da Guiné-Bissau em Portugal”, num gesto de solidariedade que “fará muita diferença na vida de muitos guineense”.

Assim, a ambulância de transporte de doentes dos Bombeiros de Guimarães, que se encontrava parada por já não responder às necessidades, vai agora ter novas missões e perseguir na sua tarefa de ajudar a salvar vidas. “Ao invés de ir para abate, a nossa ambulância ainda pode ser muito útil naquele país irmão. A viatura vai ficar afeta à região de Oio, sendo que fará transportes dos doentes dessa região para o Hospital Nacional Simão Mendes, na cidade de Bissau, considerado o maior e mais antigo hospital público do país, ajudando no transporte das grávidas e crianças, principalmente. Estamos certos que vai fazer muita diferença na vida das populações”, valoriza João Pedro Castro.

A ambulância dos Bombeiros de Guimarães já não cumpre com as atuais regras, definidas na legislação Portuguesa, e foi formalmente entregue à Embaixada da Guiné-Bissau em Portugal, sendo expedida, de barco, a partir do Porto de Leixões.

A região do Oio situa-se no Norte da Guiné-Bissau, com uma superfície de 5.403,4 km2 do território e mais de 215 mil habitantes, que correspondem a cerca de 14,9% da população do país. A capital da região fica a 150 km de Bissau, ou seja, a cerca de duas horas de viagem.

O Hospital Nacional Simão Mendes, localizado na cidade de Bissau, é considerado o maior e mais antigo hospital público do país, sendo referência em cuidados gerais e diversas especialidades.