Espanha registou nas últimas 24 horas mais 276 mortes associadas à covid-19.

Na sexta-feira, o número diário de óbitos foi de 281 e na quinta-feira registaram-se 268. No total, Espanha contabiliza 25100 vidas perdidas para a covid-19.

Segundo os números revelados este sábado, há mais 1147 casos confirmados e 2570 doentes curados, para um valor global de 216582 infetados e 117248 recuperados.

A tendência geral nos últimos dias tem sido de diminuição do número de casos positivos e de mortes associados à covid-19, com o número de curados a aumentar e um alívio de todo o sistema de internamento hospitalar.

A partir deste sábado, os maiores de 14 anos podem sair à rua para passear e praticar desportos individuais uma vez por dia, respeitando horários e distâncias de segurança.

Esta medida de alívio do confinamento junta-se à tomada no passado fim de semana que autorizou a saída à rua dos menores até aos 14 anos.

O Ministério da Saúde espanhol estabeleceu faixas horárias também para a saída dos que têm uma idade superior a 70 anos e as condições em que se podem realizar.

Entretanto, o maior hospital de campanha montado no início da crise na Feira Internacional de Madrid fechou as suas portas na sexta-feira, 40 dias depois de ter começado a receber os primeiros pacientes.

Uma cerimónia para assinalar esse encerramento abriu uma controvérsia, depois de várias centenas de pessoas, políticos, pessoal de saúde e jornalistas terem participado no evento sem qualquer medida de distanciamento social.

Apesar da melhoria da situação, o Governo espanhol deverá propor na terça-feira o prolongamento por mais duas semanas do estado de emergência em vigor desde 15 de março até 9 de maio.