Agenda de Francisco foi divulgada esta terça-feira pelo Vaticano. O Sumo Pontífice vai reunir-se com muitos jovens, entre os quais estão doentes e residentes de um bairro social.

O programa da visita do Papa Francisco a Portugal, no âmbito da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que decorre entre os dias 1 e 6 de agosto, foi divulgado esta terça-feira pelo Vaticano.

De acordo com o mesmo, Francisco aterra em Lisboa às 10 horas de quarta-feira, 2 de agosto. Após uma breve receção em Figo Maduro, segue para o Palácio de Belém onde decorre a cerimónia de boas-vindas e a habitual visita de cortesia ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

O primeiro discurso do Sumo Pontífice em Portugal é proferido no Centro Cultural de Belém (CCB), ao fim da manhã desse mesmo dia, num encontro com as autoridades e representantes da sociedade civil e corpo diplomático.

Já à tarde, o Papa reúne-se com o primeiro-ministro António Costa, na Nunciatura Apostólica, onde fica alojado. De seguida, dirige-se ao Mosteiro dos Jerónimo para rezar vésperas com os “bispos, sacerdotes, diáconos, consagrados e consagradas, seminaristas e agentes pastorais”.

Francisco passa segundo dia da visita papal rodeado de jovens

Já na quinta-feira, dia 3 de agosto, o Papa Francisco tem encontro marcado com os estudantes da Universidade Católica, onde vai discursar.

Posteriormente, segue para Cascais, para um encontro com um grupo de jovens da Scholas Occurentes.

O dia termina com uma “cerimónia de acolhimento”, com os jovens que participam na Jornada Mundial da Juventude (JMJ), no Parque Eduardo VII, e com um discurso do Santo Padre.

Papa visita bairro da Serafina a 4 de agosto

Já a sexta-feira, 4 de agosto, vai começar com algumas confissões de jovens a Francisco, na Praça do Império, em Lisboa.

De seguida, o Papa segue para o conhecido bairro social da Serafina, onde vai passar o resto da manhã, reunido com representantes de centros de assistência socio-caritativa.

Depois de almoçar na Nunciatura Apostólica, o Sumo Pontífice tem encontro marcado, às 18 horas, no Parque Eduardo VII, onde decorrerá a Via-Sacra com os jovens.

Papa vai a Fátima no quarto dia da viagem a Portugal

No domingo, dia 6 de agosto, o Papa Francisco vai estar em Fátima, para onde voa logo de manhã. Aqui vai recitar o terço com jovens doentes,  na Capelinha das Aparições do Santuário de Nossa Senhora de Fátima.

Por volta da hora de almoço, o Santo Padre regressa a Lisboa, onde, pelas 18 horas tem um encontro “privado” com os membros da companhia de Jesus, no Colégio de São João de Brito.

Às 20h45, participará na vigília com os jovens, no Parque Tejo, onde também fará um discurso.

Francisco celebra “Santa Missa” no Parque Tejo

No domingo, antes de regressar a Roma, o Papa vai proferir a homília, na “Santa Missa para o Dia Mundial da Juventude (JMJ)”.

Posteriormente, pelas 16h30, vai encontrar-se com os voluntários da JMJ, no Passeio Marítimo de Algés, onde também irá discursar.

A cerimónia da despedida começa pelas 17h50, na Base Aérea de Figo Maduro e a partida para Roma acontece pelas 18h15.

Se tudo correr como o previsto, o Santo Padre aterra em Roma às 22h15, depois de uma visita de quatro dias a Portugal.