São aos milhares e proporcionam um efeito de rara beleza. Os pirilampos da Mata de Folhosas e Pinhal, entre Fão e Apúlia, em Esposende, são o destaque destas semanas para as tradicionais saídas de campo do fotógrafo de natureza Carlos Rio, de 59 anos, um fangueiro de gema (natural e residente em Fão).

Este “canto especial”, como descreve o fotógrafo, com um fundo verde, fica iluminado em tons amarelos e brancos pelos “pequeninos pirilampos” que mostram uma “pirotecnia do mundo natural”, como descreve Carlos Rio, que organiza este tipo de saídas para observação de pirilampos já há quatro anos, sempre durante os meses de verão, quando os insetos estão ativos.

Carlos Rio explica a O MINHO que estas saídas para observar os pirilampos decorrem todos os sábados à noite, enquanto se mantiverem ativos.

“As pessoas interessadas podem inscrever-se e vêm comigo fazer a observação, que demora cerca de uma hora e meia. Entre as 21:00 e as 23:00 ficam despachados, com direito a chá e bolo no final, para além de umas conversas”, notou.