Já muito se falou sobre o Autopilot [sistema de condução autónoma] da Tesla, mas quantos acidentes já resultaram da utilização desta tecnologia nos EUA? Segundo o jornal The Washington Post, com base nos dados da Administração Nacional para a Segurança Rodoviária (NHTSA), já foram contabilizados 736 acidentes por culpa do Autopilot.

Este número tem disparado nos últimos quatro anos, colocando visível o facto de ser um sistema cada vez mais utilizado nos veículos da Tesla, que têm também aumentado as suas vendas exponencialmente.

Estes números deixam crer também que o sistema de condução autónoma esteve muito mais vezes envolvido em acidentes, do que aquilo que era inicialmente expectável e até referido pela própria empresa de Elon Musk.

Um outro dado importante registou o número de óbitos resultante de acidentes devido à utilização do Autopilot. Em junho de 2022 foi feita uma contabilização por parte das autoridades e registaram-se, até então, três mortes. Porém, desde maio do ano passado, o número disparou e já foram registados 17 acidentes fatais nos EUA.

No entanto, e apesar da NHTSA relembrar que está “com uma investigação aberta ao Autopilot da Tesla”, a organização lembra que “todos os sistemas avançados de assistência ao condutor exigem que o condutor esteja a controlar o veículo e participe de forma ativa na tarefa de condução durante todo o tempo”.