A seleção portuguesa de futebol de sub-21 abre hoje a nona participação em fases finais do Europeu da categoria, ao defrontar na abertura do Grupo A, em Tbilisi, a estreante Geórgia, coorganizadora da prova juntamente com a Roménia.

Finalista vencida em 1994, 2015 e 2021, a formação comandada por Rui Jorge entra em campo às 20:00 locais (17:00 em Lisboa), no Estádio Boris Paichadze, numa partida com arbitragem do norueguês Espen Eskas, que vai decorrer à mesma hora do jogo entre os Países Baixos, campeões em 2006 e 2007, e a Bélgica, os outros adversários da ‘poule’.

Portugal conta com os 23 jogadores convocados operacionais para defrontar a Geórgia, única estreante da 24.ª edição do torneio continental, que chegou a perder com os atuais vice-campeões (1-4) em setembro de 2022, num desafio particular disputado na Covilhã.

Essa partida resume o histórico de embates entre as duas seleções neste escalão e foi o primeiro dos cinco ‘ensaios’ cumpridos pela equipa das ‘quinas’ para a fase final, à qual chegou após ter terminado o Grupo 4 de qualificação no primeiro posto, com 28 pontos.

Os dois primeiros classificados de cada uma das quatro ‘poules’ acedem à fase seguinte da 24.ª edição do campeonato da Europa de ‘esperanças’, que tem 16 participantes pela segunda vez seguida e decorre a partir de hoje entre três cidades da Geórgia e duas da Roménia, estando a decisão aprazada para 08 de julho, na Adjarabet Arena, em Batumi.