A EDP Renováveis instalou uma central solar de 1,9 Megawatts (MWp) para autoconsumo no maior centro comercial da Malásia, com 3.584 painéis, esperando-se que gere 2,868,000 Quilowatts-hora (kWh) de energia por ano, anunciou hoje a empresa.

“O sistema solar foi instalado para autoconsumo daquele edifício, através de um contrato de 15 anos entre a empresa e a EDPR. A central tem 3.584 painéis solares e espera-se que gere 2,868,000 kWh de energia por ano. Esta produção de energia através de fontes renováveis evita a emissão de mais de 1.800 toneladas de emissões de carbono”, informou a empresa, em comunicado.

O projeto insere-se no portefólio de renováveis da EDPR na Malásia que, atualmente, tem sete MWp de capacidade solar instalada e 1.4 MWp de projetos em construção.

“A EDPR está permanentemente a avaliar a evolução do setor energético da Malásia, a reforçar parcerias com empresas locais e a procurar oportunidades para apoiar os objetivos de transição energética do país — nomeadamente aumentando a penetração de renováveis no ‘mix’ energético dos 25% atuais para 40% em 2035 e sendo neutro em carbono em 2050”, referiu a elétrica.

A EDPR APAC (região da Ásia-Pacífico) tem sede em Singapura e está presente em nove mercados com aproximadamente 1,2 GWp de capacidade solar instalada e em construção.