A banda bracarense de jazz FourWard, composta por quatro músicos, venceu o concurso promovido pela rádio Smooth FM, feito que lhes valeu o direito a atuarem no CoolJazz Fest, em Cascais, no dia 19 de julho.

O grupo, que integra os músicos Gonçalo Cravinho Lopes, Tomás Alvarenga, Simão Duque e Zé João Viana, concorreu com muitas outras bandas, sendo a única de Braga, já que a maioria era de Lisboa.

No dia anterior à final, tocaram na 34.ª atuação promovida pela JAM Jazz Minho, no bar Station Blues, de Braga, uma iniciativa que ali decorre às quintas-feiras, sob a égide do Clube de Jazz do Minho. Receberam “enormes aplausos” e Jorge Rocha, líder do clube e apresentador da JAM session previu a sua vitória no dia seguinte

Num post entretanto colocado no Facebook, o músico de jazz Manuel Beleza evoca um feito anterior, dele próprio e o guitarrista Toni Peixoto, também de Braga, escrevendo: “43 anos depois repete-se o ‘banho de frescura dos putos de Braga aos de Lisboa’”.

“Curioso como o primeiro invento do homem, a famosa roda, que tem vindo a girar desde esses ancestrais tempos, mais uma vez se manifesta no ciclo do Cosmos musical jornalístico do nosso pequeno país! Tudo volta ao lugar do ponto de partida, nem que passem zilhões de anos”, escreveu.

E prossegue: “O ‘famoso’ desconhecido duo de músicos do nosso querido burgo, Beleza (eu), no piano e guitarra conjuntamente com o Toni Peixoto, guitarrista (esse, sim, de mão cheia e dedos rápidos!), fomos desembarcar no fundo de uma escadaria que conduzia ao mais pequeno templo de Jazz de Lisboa, o Hot Clube de Portugal, após longas horas num cargueiro de 4 rodados que demorou cerca de 5 ou mais horas a chegar à capital”.

“Estávamos em 1980, em julho, e sentíamo-nos dois perfeitos ‘parolos’ vindos dos confins da Província do Minho, quando entramos naquele ‘Tão Grande’ Templo completamente cheio de personagens conhecidas dos nossos velhos televisores a preto e branco. Tenho a certeza que não devíamos medir mais do que 4 ou 5 cm de tamanho cada um de nós”, pode ler-se.

E, mais adiante, descreve: “Descemos e começámos a tocar. As palmas e ovações não se fizeram esperar aos exuberantes solos do Toni e às harmonias do piano! A primeira fila, dois metros à nossa frente, assustava! José Eduardo, diretor pedagógico da Escola do Hot, Bill Fredo Emergente, conhecido guitarrista alemão residente por cá e tantos outros que metia medo! Agradeci a Deus não conseguir ver toda aquela gente ali! Intervalo e logo chegam os elogios inesquecíveis ao Toni e aproveito para, publicamente, transmitir isto ao seu filho Rodrigo Peixoto…, um dizia: – o guitarrista é um mestre em guitarra acústica! Enquanto outro dizia, harmonias bem colocadas e sofisticadas, quem são estes dois? A primeira noite acabou tarde e com muita cerveja e elogios. Na segunda, começamos em duo e acabamos em Quinteto ou sexteto e no terceiro dia foi a apoteose total! Os jornais da terra, perdão, da Capital mostravam em letras garrafais títulos como: – “Putos de Braga dão uma lição de frescura aos músicos de Lisboa!”.

Regozijo com nova vitória

E a concluir: “Amigos, quando soube que em 2023 os músicos de Jazz de Braga Simão Duque – trompete, Zé João Viana – Guitarra, Gonçalo Cravinho Lopes – Contrabaixo e Tomás Alvarenga – bateria, tinham sido os ganhadores / escolhidos pela parceria da SmothFM integrada com o EDP Cool Jazz, entre vários participantes e premiados com atuação no EDP Jazz Fest, senti-me novamente em 1980”.

“É com emoção e muito orgulho pelo trabalho que está a ser desenvolvido por toda uma juventude ávida de paixão pela música que me faz descer ao canto do olho um pequeno cristal líquido digno de muito amor e respeito por todos vocês!”,  sublinha.

E o conhecido músico bracarense acentua: “À Jam Jazz Minho, agradeço toda a dedicação, empenho, amor e um desdobrar a todos os níveis dos elementos para que se faça o melhor possível. À Câmara agradeço todo o apoio que vem a caminho (ai de vocês!!!!), e agradeço às restantes Associações que têm contribuído para que o Jazz (e não só), chegue a mais público”.

A final do concurso foi  a 16 de junho, a decisão do  júri foi a 21 junho