A Suécia deve poder aderir à NATO rapidamente, concordaram hoje o Presidente dos EUA e o primeiro-ministro britânico durante um encontro em Londres, adiantou um porta-voz do Governo britânico. 

O norte-americano Joe Biden e o britânico Rishi Sunak “concordaram com a necessidade de assegurar que a Suécia tenha uma via rápida para a plena adesão à NATO”, referiu o porta-voz.

A Turquia e a Hungria são os únicos países que se opõem à adesão da Suécia.

Apesar de terem discutido e reiterado o apoio à Ucrânia, o formato de adesão deste país à Aliança Atlântica não foi mencionado na reunião de cerca de 40 minutos na residência oficial do primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, em Downing Street. 

Biden afirmou em entrevista ao canal americano CNN durante o fim de semana que não há unanimidade entre os aliados sobre as perspetivas de incluir Kiev “em plena guerra”, pelo que terá de esperar pelo fim do conflito desencadeado pela invasão da Rússia em fevereiro de 2022.

O Reino Unido é favorável a uma aceleração do processo, o qual deverá ser abordado durante a cimeira da NATO em Vilnius, Lituânia, entre terça e quarta-feira. 

Segundo o porta-voz de Sunak, os dois líderes “discutiram os progressos da contraofensiva [ucraniana] e sublinharam a importância de os parceiros internacionais do país se empenharem na sua defesa a longo prazo, prestando o apoio de que a Ucrânia necessita para vencer esta guerra”. 

Ainda sobre política externa, falaram em específico da região do Indo-Pacífico e da situação no Irão.

Biden chegou a Londres no domingo à noite e iniciou hoje uma breve visita inferior a 24 horas, que inclui um encontro com o Rei Carlos III. 

Depois de Londres e da cimeira da NATO em Vilnius, na terça e quarta-feira, Joe Biden deslocar-se-á à Finlândia para uma reunião com os líderes nórdicos.