Sete países e mais de 300 participantes vão passar pela edição deste ano no Fest’ In Folk Corredoura – O Mundo Dança em Guimarães, que se realiza de 7 a 13 de Agosto em Guimarães.

O festival de música tradicional portuguesa organizado pelo Grupo Folclórico da Corredoura vai decorrer em vários espaços da cidade, com espetáculos, workshops de danças, exposições, paradas e desfiles. Para além dos grupos folclóricos portugueses, Guimarães vai acolher grupos oriundos do Burundi, Canada, Geórgia, Perú, Polónia e Venezuela, que vão ficar instalados na Escola Secundária Martins Sarmento, onde será sua residência artistica durante a semana que se realiza o festival. 

O programa Fest’InFolk Corredoura abre com residências artísticas no dia 7, que vão resultar na constituição da Orquestra conjunta e na criação de um espetáculo musical intercultural prevista para dia 11, com a batuta da Maestrina Marisa Oliveira.

No dia seguinte é inaugurada, pelas 16h00, a exposição de trajos “O Mundo a Trajar em Guimarães”, no Guimarães Shopping, onde estará patente até dia 10. Nos dias 8 e 9, os Grupos internacionais vão actuar nos Lares de Idos do concelho e o Guimarães Shopping acolhe o workshop “Dança Comigo” realizado pelos grupos internacionais. para dia 11 está marcado o “Desfile das Nações”, pelas ruas da cidade a partir das 16h00 e à noite tem lugar a Gala de Abertura, com apresentação da Passarelle e da Orquestra Internacional do Fest’InFolk, no Campo de S.Mamede, às 21h30.No sábado realiza-se a Gala de Folclore Nacional, com a presença de Grupo Nacionais, pelas 21h30.

O Festival encerra no domingo com a celebração religiosa na Basílica de S. Torcato, pelas 10h30, onde participarão os grupos internacionais e o Grupo Folclórico da Corredoura. A Gala de encerramento acontece às 21h30 no Campo de S. Mamede. 

O Fest’ In Folk que realiza a sua primeira edição desde que integrou o Conselho Internacional de Festivais Folclóricos e Artes Tradicionais (CIOFF), em Dezembro do ano passado.