NOVO.PET
Cerca de 70 animais – distribuídos por associações de Viana do Castelo, Ponte de Lima e Caminha – estão disponíveis para adoção através de uma nova aplicação de telemóvel, a Novo.pet, foi hoje anunciado.
A app foi desenvolvida depois de um “conhecido” dos promotores não ter conseguido encontrar o cão que pretendia, depois de uma visita a vários canis, levando a que se desenvolvesse uma base de dados dos animais que estão nos canis e nas diferentes associações do distrito de Viana do Castelo.
“O nosso objetivo com esta aplicação é facilitar a gestão do dia a dia das instituições e criar uma base de dados (e pesquisa pública) com os animais que podem ser adotados, includindo as suas características, com o objetivo de aumentar e fomentar as adoções”, explicam os promotores da aplicação, com orientação técnica da médica-veterinária Cristiana Cerqueira.
A associação mais representativa é o Canil Intermunicipal do Alto Minho, sediado em Viana do Castelo e que alberga animais vindos de todos os concelhos do distrito. Ao todo, desse canil, são 50 os animais para adoção.
A nível individual, a Câmara de Viana do Castelo tem cinco animais integrados nesta base de dados, enquanto que a “Selva dos Animais Domésticos”, sediada em Caminha, tem dois disponíveis.
Também a Associação Limiana dos Amigos dos Animais de Rua disponibilizou um animal para a base de dados, que aceita também privados, existindo já duas pessoas com animais domésticos para adoção.
Para utilizar a aplicação basta aceder ao site oficial e iniciar a pesquisa através dos parâmetros “Espécie”, “Raça”, “Género” e “Distrito”.