Uma delegação de Havana, capital de Cuba, esteve recentemente em Braga para uma troca de boas práticas no âmbito da valorização, recuperação e conservação do património histórico cultural.

Constituída por autarcas e técnicos de Havana, esta delegação realizou um programa que incluiu uma reunião com o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, seguida de uma visita pelo Centro Histórico da Cidade, que abrangeu uma visita à Fonte do ídolo, e uma reunião com o serviço municipal de arqueologia. Seguiu-se uma passagem pelo Museu dos Biscainhos e reunião com a direcção do museu. Após uma visita à Domus da Escola Velha da Sé, a comitiva terminou o seu périplo pela Cidade no Museu D. Diogo de Sousa.

Para Ricardo Rio, “estas visitas são uma oportunidade para mostrar o que de melhor se faz em Braga, ao mesmo tempo que reforçamos os laços com a América Latina”. “O Município tem desenvolvido uma estratégia de promoção dos nossos múltiplos activos patrimoniais, de reabilitação e de estímulo à sua apropriação e fruição colectiva. O património surge, assim, quer como espaço de dinamização cultural, quer como elemento identitário, quer ainda como activo de apoio à valorização turística e económica do território” afirmou Ricardo Rio.

De referir que a visita da comitiva cubana contou com o apoio do Eixo Atlântico.