Todos os anos, por ocasião do mês de agosto, Vieira do Minho acolhe centenas de emigrantes que regressam à sua terra natal para gozar um merecido período de descanso. E, para receber os filhos da terra, a Câmara Municipal programou um programa festivo, onde não irá faltar a música e a diversão.
A Festa do Emigrante vai decorrer de 7 a 11 de agosto, na Praça Dr. Guilherme de Abreu e tem por objetivo proporcionar o reencontro com as tradições e a cultura da nossa terra.
Com a realização desta festa, a Câmara Municipal quer dar as boas vindas a todos o Vieirenses que por motivos vários tiveram que emigrar, bem como demonstrar aos nossos emigrantes que o Município não os esquece.
A Festa do Emigrante arranca na segunda-feira, dia 7 de agosto, pelas 22h00 com a atuação do grupo de Fados de Braga. Na terça-feira, a noite vai ser animada por tocadores de concertina( 21h30) e pelos cantadores ao desafio Valter São Martinho e Vanessa Teixeira.
No terceiro dia de festejos, dia 9 de agosto, vai ser a Banda Lusa (22h00), um grupo muito acarinhado pelos emigrantes. No dia 10 atuam pelas 21h30 Romeu Freitas ao piano e a Banda Filarmónica de Vieira do Minho, pelas 22h00.
A festa termina em grande com a noite da juventude. Neste dia 11, vai ter lugar, pelas 21h00 a Color Run e animação com DJ.