O Gil Vicente entrou este sábado a ganhar na edição 2023/24 da I Liga, ao golear em casa o Portimonense por 5-0, em encontro da primeira jornada da prova.
O japonês Kanya Fujimoto, aos nove e 45+5 minutos, o primeiro de grande penalidade, Pedro Tiba, aos 58, o suplente francês Tidjany Touré, aos 72, e o brasileiro Gabriel Pereira, aos 90+5, apontaram os tentos dos anfitriões.
Com este resultado, no segundo jogo da prova, o conjunto de Barcelos é o líder provisório, com os mesmos três pontos do Famalicão, que na sexta-feira conseguiu uma surpreendente vitória por 2-1 no reduto do Sporting de Braga.
Vítor Campelos, treinador do Gil Vicente, na sala de imprensa, após vitória por 5-0 frente ao Portimonense:
«Fizemos um bom jogo. Entrámos com o nervoso miudinho da primeira jornada. O Portimonense entrou bem, podia ter marcado e acabámos por marcar nós. Depois a equipa controlou a partida e acabámos por ganhar bem. Tal como disse na antevisão, isto é uma maratona de 34 provas de 100 metros e só ganhámos a primeira corrida. É um campeonato extremamente competitivo.
[o que gostou mais no jogo?] Gostei do comprometimento da equipa. Temos jogadores novos na equipa e no país, que ainda se estão a adaptar, mas houve boas jogadas, como a do terceiro golo, que foi excelente. Houve muita entrega, boa postura e mesmo com o resultado favorável estiveram concentrados.
[exibição de Dominguez] Não gosto de individualizar. No geral a equipa esteve bem, o Fujimoto comprometeu-se a marcar mais golo, porque estava a faltar, e hoje já marcou dois. O Maxime é um jogador com muita qualidade e quando estiver bem e com ritmo, vai ajudar a equipa. Mas outros também se exibiram bem, mas ainda há muitas coisas a melhorar.
[o que há a melhorar?] Sofremos duas ou três transições que não deram golo, mas temos que estar mais equilibrados, temos de melhorar a qualidade do passe. São dois exemplos de coisas a melhorar.»
Bruno Veríssimo, treinador-adjunto do Portimonense, na sala de imprensa, após derrota por 5-0 frente ao Gil Vicente:
«Entrámos bem na primeira parte, fomos a primeira equipa a ter ocasiões, tivemos oportunidades para marcar, mas faltou eficácia. Na segunda parte, umas vezes ganha-se e outras perde-se, espero que aprendamos com os erros. No próximo jogo temos de dar outra imagem.
[equipa desapareceu após o segundo golo, preocupa-o?] Tal como disse, umas vezes ganha-se e outras perde-se, temos de aprender com os erros.
[o que falhou?] Normalmente a nossa equipa é sempre organizada e hoje falhou algo que temos de trabalhar em cima e só o trabalho é que vai melhorar a equipa.
[Paulo Sérgio esteve no estádio?] Sim, o Paulo Sérgio esteve em contacto com a equipa no estádio».