O Braga vai, tal como Benfica e FC Porto, disputar o ‘Caminho da Liga dos Campeões’, enquanto o Famalicão, na qualidade de campeão nacional de juniores, vai disputar o ‘Caminho dos Campeões Nacionais’
O triunfo do SC Braga na Grécia na noite de terça-feira, com o qual o emblema minhoto selou o passaporte para a fase de grupos da Liga dos Campeões 2023/24, permitiu ainda que se fizesse história no futebol português no que toca a outra prova da UEFA: a Youth League.
É que, pela primeira vez desde que esta Liga Jovem da UEFA foi criada, Portugal vai contar com quatro participantes.
De acordo com os moldes da competição, existem dois ‘caminhos’ para chegar até à fase a eliminar, a disputar depois a partir de fevereiro.
Um desses ‘caminhos’ é o ‘Caminho da Liga dos Campeões’, o qual replica a fase de grupos da Champions, com a presença das equipas jovens de todos os emblemas que em 2023/24 irão disputar a fase de grupos da Liga dos Campeões. Assim, ao eliminar o Panathinaikos, o Braga garantiu uma vaga quer na fase de grupos da Champions, quer na fase de grupos da UEFA Youth League, prova na qual fará a sua estreia.
Três equipas na fase de grupos do ‘Caminho da Liga dos Campeões’ da UEFA Youth League, contudo, não é novidade para Portugal. A novidade surge no outro caminho, o ‘Caminho dos Campeões Nacionais’, onde entram em cena os campeões nacionais de juniores dos vários países europeus se as suas equipas principais não tiverem lugar na fase de grupos da UEFA Champions League. É o caso do Famalicão, que na temporada passada surpreendeu tudo e todos ao sagrar-se campeão português de sub-19.
Assim, os famalicenses vão disputar esse ‘Caminho dos Campeões Nacionais’, que se joga no formato de eliminatórias. Terão de ultrapassar duas rondas a duas mãos para avançarem para o play-off, no qual se cruzarão com um dos oito segundos classificados dos grupos do ‘Caminho da Liga dos Campeões’.