Depressão Benjamim traz chuva forte e rajadas até 95 km/h ao Minho

Os distritos de Braga e Viana do Castelo estão sob aviso amarelo a partir das 21h00 desta quarta-feira. O IPMA alerta para vento intenso e precipitação forte até quinta de manhã.

A depressão Benjamim chega esta quarta-feira a Portugal continental e vai afetar particularmente o Minho, trazendo chuva forte e rajadas de vento que podem atingir os 95 km/h nas terras altas.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), os distritos de Braga e Viana do Castelo estarão sob aviso amarelo entre as 21h00 de hoje e as 06h00 de quinta-feira, devido às más condições meteorológicas provocadas pelo sistema frontal associado à depressão.

O nome Benjamim foi atribuído pela Météo France, o serviço meteorológico francês, e marca a nova vaga de instabilidade que afetará o Norte e Centro do país.

“Portugal continental irá sentir os efeitos do sistema frontal associado à referida depressão entre a tarde de hoje e a madrugada de amanhã, com aumento da intensidade do vento, do quadrante oeste, nas regiões Norte e Centro, onde se irão atingir valores da ordem dos 95 km/h nas terras altas”, refere o IPMA em comunicado.

A precipitação será intensa e persistente, sobretudo nas regiões do Minho e Douro Litoral, enquanto o Sul do país deverá registar apenas chuva fraca.

“Foram emitidos avisos de nível amarelo de precipitação para o Minho e Douro Litoral e de rajada nas terras altas das regiões Norte e Centro”, acrescenta o instituto.

Nos dias seguintes, o mau tempo deverá manter-se, com o continente sob influência de um fluxo de ar húmido do quadrante oeste, responsável por chuvas fortes e continuadas. O período mais crítico deverá ocorrer entre sexta-feira (dia 24) e sábado (dia 25).

“A região com maior probabilidade de registar acumulados de precipitação mais elevados é a região Centro, com valores entre 50 e 100 mm, podendo estender-se à região Norte”, indica ainda o IPMA.

No domingo (dia 26), espera-se um desagravamento gradual das condições meteorológicas nas regiões Norte e Centro, com a frente fria a deslocar-se para o Sul, onde a chuva poderá ser temporariamente mais intensa até ao início da tarde.

O aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, é acionado sempre que existe risco para determinadas atividades dependentes do estado do tempo, como deslocações, eventos ao ar livre ou operações marítimas.

As autoridades recomendam precaução nas estradas, limpeza de sarjetas e atenção a possíveis inundações em zonas urbanas mais vulneráveis.