25 mil pessoas passaram pela quinta edição do Braga Brick Fan Event

O Braga Brick Fan Event encerrou este domingo.

Segundo a administração da InvestBraga, “a Braga Brick veio confirmar o seu posicionamento para as famílias, nas Feiras organizadas pela Investbraga, com cerca de 25 mil visitantes”. Na aposta em quatro dias de exposição, participaram cerca de 17 AFOL’s (Adult Fan of Lego), de todo o país e ainda alguns internacionais, dos quais quatro de Madrid e Ourense e um da Alemanha. No total, o pavilhão do Altice Forum Braga recebeu, nos seus cinco mil metros quadrados, mais de oito milhões de peças. “Foram ultrapassadas todas as expectativas em termos de visitantes, fizemos uma aposta, alargando o evento para quatro dias, com a inclusão do feriado e a resposta do público foi surpreendente”, afirma Carlos Silva, administrador executivo da empresa.

As temáticas deste ano variaram entre as fachadas arquitetónicas da cidade de Braga, os monumentos portugueses e do mundo (de destacar o Bom Jesus de Braga), veículos, figuras e cenários de filmes como Star Wars e Sozinho em Casa, uma galeria de arte com peças representativas das onze expressões artísticas e várias construções originais, como as casas de outra galáxia do construtor alemão, Jacob. José Olímpio, diretor operacional, sublinha “a peculiaridade das construções.

Réplica em lego do Santuário do Bom Jesus de Braga conta com mais de 17 mil peças

Depois de na última edição da Braga Brick, em 2021, ter exibido a Capela de São Frutuoso de Montélios, Tozé foi encorajado a surpreender nesta edição. Conta que se tratou de um pedido especial “o presidente da Câmara Municipal de Braga, depois de ver a peça de São Frutuoso em 2021, pediu-me que o surpreendesse nesta edição de 2023, com a figura classificada como Monumento Nacional e declarado Património Mundial da Humanidade pela UNESCO, o Bom Jesus de Braga”. Para Custódio Freitas, as suas construções de eleição são as igrejas, pela sua beleza, pelos seus detalhes pormenorizados e este santuário, com os pormenores diferentes que possui nos telhados, por isso para o construtor, esta foi uma proposta recebida com entusiasmo. Em esboços desde fevereiro, a construção com mais de 17 mil peças, demorou na totalidade cerca de três meses a ficar completa, um hobbie ao qual Tozé dedicava-se somente depois do jantar, conjugando ainda mais duas ou três peças ao mesmo tempo. O trabalho não passava apenas pela construção da peça, mas por tudo o que antecedia esta etapa.

O apresentador de televisão, Jorge Gabriel, também visitou a Braga Brick e afirmou que “se ainda não começaram a vossa coleção de Lego, ela vai iniciar-se aqui!”. Depois de visitar todos os stands e ficar encantado com as construções, o embaixador da Braga Brick Fan Event, convidou todos a visitarem a exposição, que irá já para o último dia da quinta edição.

À semelhança da última edição e com o grande sucesso que teve, também o cartoonista bracarense Adão Silva, se juntou este sábado à edição da Braga Brick Fan Event, com as suas caricaturas. Numa maratona imparável desde a abertura de portas, o cartoonista presenteia, gratuitamente, os visitantes que queiram levar para casa um retrato seu. O artista estará presente ao longo do dia de amanhã, durante todo o período do evento, das 10h às 20h. Devido à grande afluência, o público interessado numa caricatura, deverá retirar uma senha e esperar pela sua vez.

A Braga Brick Fan Event despede-se assim da sua quinta edição, com a promessa de voltar em 2025 e com o objetivo de aumentar o nível de interação com os visitantes, quer através das dinâmicas de avaliação dos gostos das peças apresentadas, quer pela avaliação que fazem da feira em todas as vertentes. “Continuaremos a trabalhar para que em 2025, porque esta feira se organiza de dois em dois anos, esta feira tenha mais novidades para as famílias e que seja um espaço de experiência com diversidade e qualidade dos serviços prestados na feira, alimentação, lazer e compras”, finaliza Carlos Silva.