Evento promoveu a adoção responsável e sensibilizou para a proteção animal em Braga.
O Parque da Ponte, em Braga, foi palco no passado sábado, 17 de agosto, de uma série de atividades que assinalaram o Dia Internacional dos Animais Sem-Abrigo. O evento, organizado pelo Abrigo da Luna – Associação de Proteção Animal e apoiado pelo Município de Braga, contou com a participação de oito associações de proteção animal e atraiu a comunidade local com diversas atividades lúdicas, como aulas de yoga, pilates, biodança, treino e passeio canino, e uma campanha de adoção.
Esta iniciativa, inédita na cidade, teve como principal objetivo promover a adoção responsável, sensibilizar contra o abandono de animais e alertar para a importância da esterilização, como forma de combater o problema dos animais errantes. O vereador Altino Bessa destacou a relevância de eventos como este para sensibilizar a população sobre a proteção animal e elogiou o trabalho das associações que, em conjunto com a Provedoria Municipal do Animal, têm contribuído para o sucesso das políticas de proteção animal no concelho.
Filomena Costa, Provedora Municipal dos Animais de Braga, expressou o seu orgulho pela realização deste evento, sublinhando a importância da colaboração entre diferentes entidades e cidadãos que partilham a preocupação com o bem-estar animal. Clara Barbosa, representante do Abrigo da Luna, também reforçou a necessidade de promover uma adoção responsável e a esterilização de animais de companhia para reduzir o número de gatos e cães sem abrigo.
O evento serviu como uma plataforma de união e cooperação entre as várias associações e o público, reiterando a importância de educar a comunidade sobre o valor do cuidado e proteção dos animais.