Os preços das habitações em Portugal e outros oito Estados-membros da União Europeia (UE) mais do que duplicaram desde 2010, segundo revelações da Comissão Europeia. Apesar do “arrefecimento” no mercado imobiliário europeu, a Comissão antecipa que os preços das casas em Portugal continuarão a crescer. Durante a última década, especialmente durante a pandemia, os preços das habitações aumentaram em toda a UE, destacando-se um notável crescimento na Alemanha e nos Países Baixos, enquanto Portugal, Irlanda, República Checa, Áustria, Luxemburgo, Letónia e Lituânia apresentaram um aumento ainda mais acentuado.

De acordo com a Comissão Europeia, os mercados imobiliários europeus têm enfrentado um abrandamento desde meados de 2022, em paralelo com a significativa redução nos níveis de crédito devido à política monetária restritiva do Banco Central Europeu (BCE). Apesar de vários Estados-membros já terem atingido o pico nos preços das casas no segundo trimestre de 2022, países como Bulgária, Croácia, Grécia, Portugal e Eslovénia continuam a registar um crescimento constante.

A Comissão prevê que, a nível da UE, as restrições à capacidade de endividamento das famílias indicam que os preços da habitação permanecerão sob pressão nos próximos trimestres, antes de retomarem o crescimento.