Elisa Lacerda, de 28 anos, deu vida a duas caixas solidárias para recolha e troca de alimentos na cidade de Braga, para ajudar quem mais precisa durante este tempo de pandemia covid-19.

Localizadas na Rua de São Jerónimo, em Real, e na Rua das Pocinhas, em São Vicente, estas caixas permitem a qualquer pessoa colocar alimentos para ajudar os mais necessitados. É possível também trocar um tipo de alimento por outro, caso haja necessidade.

A bracarense, gestora de recursos humanos na empresa Adecco, conta como surgiu a ideia: “Eu e o meu marido andávamos a querer ajudar quem mais precisava mas não sabíamos como. O nosso tempo não é muito, pois apesar de estarmos em teletrabalho há 5 semanas, tivemos um acréscimo de trabalho e ainda temos a nossa filha de um ano e meio”, contextualiza.

“Ontem quando vimos a reportagem [emitida este sábado na SIC] sobre as caixas solidárias, vimos que era assim que íamos conseguir ajudar. Hoje de manhã tratei de tudo e coloquei duas caixas, uma onde vivo e outra onde vivi a maior parte da minha vida”, explica Elisa.

Para dar vida às caixas, a jovem bracarense pesquisou no grupo de Facebook CaixaSolidária.  “Imprimi em casa, comprei duas caixas, porque não tinha, juntei alimentos essenciais e coloquei tudo nos devidos locais”, conta.

Elisa sabe que, até ao momento, já houve mais gente a depositar alimentos, desconhecendo se já alguém fez uso da ação solidária que vai percorrendo todo o país.

“Até ao momento apenas sei que foram lá depositar mais alimentos. Soube através das redes sociais. Como foi hoje de manhã, ainda não tive oportunidade para saber se já tinham levado. Espero que em breve o possam vir buscar. Continuaremos a abastecer”, vinca.

Elisa conta ainda que, desde que publicou fotos nas redes sociais, “já algumas pessoas pediram para vir aqui colocar alimentos, e outras pediram ajuda para fazer a caixa noutros locais de Braga”.

Grupo de Facebook mostra caixas em todo o país

A nível nacional, existe já um grupo no Facebook com mais de 25 mil membros onde as réplicas da iniciativa levadas a cabo em todo o país são publicadas. Infelizmente, algumas das caixas já foram roubadas.