São seis o número de épocas de Matheus no SC Braga. Chegou ao Minho na longínqua temporada 2014/2015, ainda muito jovem, promissor, com apenas 22 anos, depois de ser eleito revelação da Série B do Brasileirão ao serviço do Atlético Mineiro. Pois bem, meia dúzia de anos depois, é já uma certeza no futebol nacional e reservou um lugar na história dos bracarenses.


Não só pelas exibições conseguidas, a fidelidade demonstrada ao longo dos anos, mas porque conseguiu entrar numa restrita galeria onde só constam os melhores da história do clube. Matheus, que na presente temporada já soma 31 jogos, é o sexto guarda-redes com mais jogos no clube (148) e o líder entre os estrangeiros a defender a baliza arsenalista. Um registo impressionante, ainda longe do recordista Quim (299), mas na frente de, por exemplo, Eduardo, curiosamente agora rival na luta pela titularidade.


Matheus é um dos principais ativos dos guerreiros. O interesse, de resto, poderá aumentar até ao final da época. Convém recordar que o guarda-redes, natural de Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais, no Brasil, conseguiu fechar o processo de naturalização no mês passado, podendo, assim, até ser um dos elegíveis de Fernando Santos na Seleção Nacional. Mais um fator que poderá avivar ainda mais o interesse de outros emblemas europeus.