O Mercado PVL – Mercado de Produtos Verdadeiramente Locais foi inaugurado no passado dia 18 de novembro pelo Presidente da Câmara Municipal, Frederico Castro. Nesta cerimónia estiveram também presentes, além do Presidente da Assembleia Municipal, António Queirós, elementos do executivo municipal e o Presidente da Associação Empresarial de Braga, Daniel Vilaça.

Na sua intervenção, Frederico Castro dirigiu-se aos presentes destacando os produtores locais e os artesãos, referindo que aquele era um momento especial para a Póvoa de Lanhoso. “A inauguração deste espaço vai permitir, de hoje em diante, a realização desta e de outras iniciativas, pois estamos a falar de uma área com quase mil metros quadrados, o que faz com que o concelho passe a dispor de um local com outras e novas funcionalidades. Este espaço foi pensado e executado, com um investimento superior a 200.000,00€, também com o objetivo de criarmos condições para dar a dignidade necessária aos nossos produtores locais e aos nossos artesãos e para que eles tenham mais oportunidade de poder escoar os seus produtos e poder colocá-los à disposição dos nossos habitantes.”

O espaço estava ocupado com bancas repletas de produtos frescos e de artesanato que lhe conferiram uma envolvência apelativa, sendo o objetivo incentivar a criação de hábitos e relações não só comerciais, mas também sociais, contribuindo para estabelecer e fomentar cadeias curtas de venda de produção local.

Com o intuito de valorizar os produtos verdadeiramente locais e de os colocar à disposição da população povoense, flexibilizando e facilitando o seu escoamento, este novo Mercado é um espaço coberto do Campo da Feira Semanal, um local de fácil acesso e de estacionamento na Vila Povoense.

O momento da inauguração foi seguido pela atuação do Rancho Folclórico de Verim e ao início da tarde, decorreu um encontro de concertinas.

O Mercado PVL irá realizar-se quinzenalmente, mas esta periodicidade poderá ser ajustada consoante as necessidades que se forem verificando com o decorrer do tempo.