No âmbito de seis candidaturas aprovadas ao Fundo para o Serviço Público de Transportes (FSPT), o Município de Braga está a desenvolver projetos de modernização dos sistemas de transporte público e promoção de modos suaves junto do público escolar.
Entre as candidaturas aprovadas, destacam-se o sistema centralizado de bilhética no Centro Coordenador de Transportes de Braga (CCTB), o Plano de Mobilidade Escolar, o PediBus, o projeto para monitorização e gestão dos contratos de serviço de transporte público de passageiros, o projeto integrador de mobilidade sustentável em transporte público de passageiros e o projeto de melhoria pedonal e ciclável do CCTB.
Estes projetos representam um investimento total de 370 mil euros, sendo financiados a 85% pelo FSPT, o que corresponde a cerca de 255 mil euros. Todos os projetos foram iniciados no segundo semestre do presente ano e têm previsão de conclusão até o final do ano ou início de 2024.
A vereadora do Município de Braga, Olga Pereira, destaca a importância desses projetos para modernizar os sistemas de transportes e incentivar o uso de modos suaves, contribuindo para melhorar a mobilidade na cidade.