A cidade de Braga encontra-se entre as 10 melhores para se viver na Europa., mas também mas é também a cidade da Europa em que mais residentes usam carro diariamente.
Conforme um relatório divulgado pela Comissão Europeia (CE), de acordo com os residentes, atende à maioria dos requisitos analisados pelo órgão europeu
O relatório de 112 páginas, que agrega os resultados de um inquérito realizado entre janeiro e abril de 2023, a um total de 71.153 residentes de 83 cidades da União Europeia, dos países da Associação Europeia de Comércio Livre (EFTA), do Reino Unido, dos Balcãs Ocidentais e da Turquia, apurou que nove em cada 10 pessoas estão satisfeitas com a qualidade de vida na sua cidade.
O relatório, composto por 112 páginas e que consolida os resultados de um inquérito realizado entre janeiro e abril de 2023, abrangendo um total de 71.153 residentes de 83 cidades da União Europeia, países da Associação Europeia de Comércio Livre (EFTA), Reino Unido, Balcãs Ocidentais e Turquia, revela que nove em cada 10 pessoas estão satisfeitas com a qualidade de vida em suas cidades.
Entretanto, foi observada uma ligeira diminuição nos níveis de satisfação quando comparados com o relatório de 2019, o último divulgado pela CE antes da pandemia da Covid-19.
Parâmetros como segurança, empregabilidade, mobilidade, cultura, qualidade do ar e qualidade da administração pública foram alguns dos fatores analisados. Segundo o documento, residentes em cidades que não são capitais demonstraram, em geral, maior satisfação com sua qualidade de vida e acesso a serviços de saúde, habitação e espaços públicos.
Nesse sentido, cidades de menor dimensão foram consideradas mais adequadas para idosos e famílias com crianças, com os residentes a sentirem-se mais seguros a circular durante a noite. Essas cidades também foram percebidas como mais limpas e menos ruidosas.
Braga, eleita o melhor destino europeu em 2021, recebeu a aprovação de 94% dos inquiridos. A cidade portuguesa foi considerada segura por 84% dos residentes, bem como um bom local para viver para imigrantes, idosos e famílias com crianças pequenas.
Braga está também na lista das 10 cidades europeias em que os residentes (27%) menos usam os transportes públicos diariamente. Pior do que Braga, só Skopje (28%), capital da Macedónia, Heraklion (30%), na Grécia, e Verona (30%), em Itália.
Quanto à habitação, a cidade também não faz parte das 10 em que os habitantes consideram ser fácil encontrar casa a um preço razoável.
Confira as 10 melhores cidades europeias para se viver:
- Zurique, Suíça (97%)
- Copenhaga, Dinamarca (96%)
- Groningen, Países Baixos (96%)
- Gdansk, Polónia (95%)
- Leipzig, Alemanha (95%)
- Estocolmo, Suécia (95%)
- Genebra, Suíça (95%)
- Rostock, Alemanha (94%)
- Cluj-Napoca, Roménia (94%)
- Braga, Portugal (94%)