O alerta surge numa altura em que Portugal continental regista temperaturas “ligeiramente inferiores ao normal”.
Num momento em que Portugal continental está a enfrentar temperaturas “ligeiramente inferiores ao normal para a época do ano”, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), os Bombeiros Voluntários de Mirandela, no distrito de Bragança, divulgaram alguns conselhos para evitar incêndios ao utilizar lareiras.
A corporação recomenda a verificação da “manutenção dos equipamentos utilizados para aquecimento” e a “limpeza regular da chaminé da lareira”. Se estiver a usar “lareiras, brasileiras, salamandras ou equipamentos a gás”, é importante manter a “correta ventilação das divisões, de forma a evitar a acumulação de gases”.
Outras orientações incluem não usar “equipamentos de aquecimento de exterior em espaços interiores” e garantir que os equipamentos de aquecimento estão apagados ou desligados antes de se deitar ou sair de casa, de modo a evitar incêndios ou intoxicações.
Por fim, os bombeiros aconselham a não colocar “resíduos da lareira no contentor do lixo, pois pode causar um incêndio nesse equipamento”.