Viana do Castelo: Chafariz com aproximadamente 500 anos é desmontado para restauro.

O chafariz da Praça da República, em Viana do Castelo, será desmontado para passar por obras de conservação e restauro, que já foram iniciadas, representando um investimento superior a 122 mil euros, conforme anunciado hoje.

Classificado como Monumento Nacional desde 1910, o chafariz apresenta “patologias na pedra”, exigindo a “substituição da tubagem interior e consolidação da estrutura” em granito, de acordo com a informação divulgada pela Câmara de Viana do Castelo.

O projeto de conservação e restauro destaca a importância da desmontagem do pilar central do chafariz como uma operação essencial, permitindo a revisão completa do sistema hidráulico e a verificação e reforço estrutural dos diversos elementos pétreos que o compõem.

A intervenção, com um orçamento de mais de 122 mil euros, acrescido de IVA, tem um prazo de execução de seis meses e conta com o acompanhamento da Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN).

O restauro do chafariz foi anunciado em novembro de 2019 pelo ex-presidente da Câmara, José Maria Costa, e em 2022 enfrentou dificuldades na seleção de uma empresa especializada na área. Devido à classificação do monumento, a empreitada teve de receber aprovação da Direção-Geral do Património Cultural.

O chafariz, construído ou concluído em 1559 pelo mestre canteiro João Lopes, era o ponto de abastecimento de água potável da população de Viana do Castelo durante vários séculos. A estrutura apresenta características arquiteturais maneiristas, representando um chafariz central de tanque circular, com elementos decorativos como colunas galbadas, taças circulares e um coruchéu vegetalista no topo. Juntamente com outros chafarizes da região, tornou-se um protótipo de fonte pública custeada pelo concelho durante meados do século XVI.