Confronto da 20ª jornada adiado para as 19h00 devido a protestos das forças de segurança. Liga e clubes avaliam situação em tempo real.

O pontapé de saída do esperado confronto entre FC Famalicão e Sporting CP, válido pela 20ª jornada da Liga Portugal Betclic, enfrenta um atraso significativo devido a uma inesperada falta de policiamento no Estádio Municipal de Famalicão. Originalmente agendada para as 18h00 deste sábado, a partida tem agora início previsto para uma hora mais tarde, às 19h00, mantendo adeptos e equipas em suspense.

Este imprevisto surge no contexto de protestos continuados das forças de segurança, GNR e PSP, nas últimas semanas, que resultaram numa disponibilidade reduzida de agentes para garantir a segurança no evento desportivo. Segundo foi reportado, a organização da Liga de Clubes e representantes dos clubes envolvidos estiveram reunidos para avaliar a viabilidade da realização do jogo ainda hoje, sob condições ajustadas.

Fontes próximas ao caso indicam que uma onda de baixas médicas entre os agentes designados para a partida, interpretada como forma de protesto, exacerbou a situação, forçando a mobilização de reforços de segurança do Porto para Famalicão.

A pouca hora do início programado, as portas do estádio permanecem fechadas, com uma multidão de adeptos aguardando ansiosamente por novidades quanto à realização do jogo. A incerteza domina o ambiente, apesar do otimismo de que a partida ocorrerá com apenas uma hora de atraso.

Em resposta à situação, a Liga Portugal emitiu um comunicado expressando o seu pesar pelos inconvenientes causados a todos os envolvidos, enfatizando o compromisso com a segurança nos eventos sob sua égide. “A Liga Portugal, embora seja alheia aos motivos que levaram ao atraso no início do jogo, lamenta o transtorno causado às equipas e adeptos. A segurança em nossas competições é prioridade, e trabalhamos para assegurar a proteção de todos os participantes”, afirma a nota oficial.

O cenário atual realça a complexidade de organizar grandes eventos em períodos de tensão social e a importância da segurança pública no desporto. Enquanto se aguarda o início do jogo, resta aos fãs de futebol a esperança de que a situação se resolva a tempo de desfrutar de uma noite de competição saudável e segura.