A Polícia Judiciária (PJ) anunciou hoje a detenção de dois cidadãos estrangeiros, com 23 e 26 anos, suspeitos de “vários crimes de burla informática, falsidade informática e acesso ilegítimo associados ao crime de branqueamento de capitais”.

Segundo comunicado da PJ, os detidos terão lesado “duas empresas estrangeiras em milhares de euros”. A detenção foi realizada pela Unidade Nacional de Combate ao Cibercrime e à Criminalidade Tecnológica, em cooperação com o Departamento de Investigação e Ação Penal da Amadora/3ª Secção, e foram apreendidos “equipamentos móveis e objetos relacionados com a prática criminosa”.

A investigação policial teve início em meados de junho de 2023, após a descoberta de cerca de 85 mil euros em contas bancárias de uma empresa criada para fins ilícitos por um dos detidos. Os fundos em questão terão sido obtidos através de operações de BEC (‘business e-mail compromise’), um tipo de ataque de ‘phishing’ que visa empresas e é conhecido como CEO Fraud.

Durante a investigação, verificou-se que os suspeitos estavam envolvidos em diversas burlas relacionadas com o esquema conhecido como “Olá Pai/Olá Mãe”, que é realizado através de mensagens escritas, geralmente via ‘WhatsApp’. Os suspeitos faziam-se passar por familiares próximos das vítimas, solicitando dinheiro com urgência para supostas emergências.

A PSP relatou ter recebido 260 denúncias relacionadas com esta burla apenas em janeiro.

Os detidos foram submetidos a interrogatório judicial e ficaram sujeitos à medida de coação de apresentações duas vezes por semana às autoridades.