A Federação Portuguesa de Futebol marca o início das comemorações do seu centenário com o jogo amigável frente à Suécia, num momento histórico para o futebol nacional.

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) inicia uma nova era de inclusão e acessibilidade no futebol nacional com a implementação do Guia de Acessibilidades durante o jogo de preparação para o Europeu 2024 entre Portugal e Suécia.

Este manual de boas práticas, inserido no projeto “Game On” e apoiado pelo programa HatTrick da UEFA, tem como objetivo principal proporcionar uma experiência de jogo inclusiva e acolhedora para pessoas com necessidades específicas, como deficiência, surdez ou neurodivergência.

O Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães, será palco de várias adaptações, incluindo zonas para mobilidade condicionada, comentário áudio-descritivo para pessoas com deficiência visual, balcões de atendimento e estacionamento específicos, além de apoio dedicado por voluntários e staff da organização.

Além disso, será introduzido o uso de coletes sensitivos para surdos, que transmitirão as vibrações do jogo de futebol. Uma guarda de honra formada por praticantes de Walking Football e crianças de instituições de solidariedade social de Guimarães dará as boas-vindas às equipas.

Sob o lema “Futebol para Todos”, a FPF lançará uma série de iniciativas nas próximas semanas, visando promover a sua missão e valores na sociedade, através de eventos em campos de competição, fóruns, conferências e atividades com jogadores, autarquias, parceiros e adeptos.

O culminar destas celebrações será o “Football Talks + Extra Time” a 4 de abril, na Cidade do Futebol, em Oeiras, com o tema “Desporto para Todos”, reforçando o compromisso da FPF com a inclusão e diversidade no desporto.