Política migratória: Mudança radical na representação parlamentar traz nova dinâmica ao panorama político nacional.

Os quatro mandatos em falta serão do Chega (2), da Aliança Democrática (1) e do Partido Socialista (1).

Augusto Santos Silva, ainda detentor do cargo de Presidente da Assembleia da República, enfrentou um revés político significativo ao não conseguir ser reeleito como deputado pelo círculo Fora da Europa. A notícia foi avançada pelo jornal Público nesta quarta-feira, destacando que Santos Silva perdeu o seu assento para o cabeça de lista do Chega, Manuel Alves.

Esta é a primeira vez que um presidente da Assembleia da República não garante a sua reeleição como deputado, o que pode também sinalizar um obstáculo para uma eventual candidatura de Santos Silva a Belém, conforme indicado pelo jornal.

A participação dos emigrantes foi histórica, totalizando 330 mil votos. No círculo fora da Europa, onde Santos Silva perdeu o seu lugar para o Chega, a Aliança Democrática conquistou a liderança, com a eleição do ex-secretário de Estado das Comunidades José Cesário.

O Chega também obteve destaque no círculo da Europa, conquistando outro lugar ao Partido Socialista e retirando Nathalie Oliveira da sua posição. O segundo lugar continua nas mãos dos socialistas, com a eleição do deputado Paulo Pisco.

A contagem dos votos deverá ser concluída nesta quarta-feira, sendo este também o dia em que o Presidente da República deverá nomear o novo primeiro-ministro.