Triunfo por 2-1 sobre o FC Porto deixa Vitória SC apenas a dois pontos da posição no pódio da Primeira Liga.

Num jogo marcado pelo domínio eficaz do Vitória SC, a equipa venceu hoje o FC Porto por 2-1, na 28.ª jornada da Primeira Liga de futebol. O Vitória SC aproveitou o nervosismo dos ‘azuis e brancos’ para se aproximar na corrida pelo terceiro lugar.

No Estádio do Dragão, em Porto, o Vitória SC marcou dois golos, com Galeno (aos 12 minutos), na própria baliza, e Jota Silva (aos 33 minutos), enquanto o extremo luso-brasileiro do FC Porto (aos 44 minutos) respondeu para os anfitriões. A expulsão do capitão Pepe (aos 69 minutos) deixou o FC Porto em inferioridade numérica.

Quatro dias após a derrota frente ao FC Porto na primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal, o Vitória SC melhorou o seu desempenho e conseguiu uma vitória histórica no Estádio do Dragão, pela primeira vez em cinco épocas. Este foi o quinto triunfo consecutivo da equipa na Primeira Liga.

Com este resultado, o Vitória SC soma agora 56 pontos, igualando o Sporting de Braga, e fica apenas a dois pontos do terceiro lugar ocupado pelo FC Porto. Por outro lado, o FC Porto perdeu terreno na corrida pelo acesso à próxima edição da Liga dos Campeões, estando agora a nove pontos do Benfica e a 13 pontos do Sporting.

Num jogo marcado pela emoção e pelo nervosismo, o Vitória SC mostrou-se superior e soube resistir à pressão do FC Porto, mesmo após a expulsão de Pepe. No final, a equipa de Guimarães conseguiu segurar a vantagem e saiu vitoriosa de um Estádio do Dragão agitado.

Álvaro Pacheco, em declarações na flash-interview da Sport TV, após a vitória diante do FC Porto por 2-1

(triunfo sobre o FC Porto) «Não esquecer que jogámos contra uma grande equipa, em casa. Foi uma primeira parte em que controlámos, criámos dificuldades em transição. Tivemos os golos e mais uma oportunidade, o FC Porto marcou na única oportunidade que teve na primeira parte. No segundo tempo foi diferente, estava tudo em aberto com o 2-1 no marcador. Faltou aquela clarividência que tivemos no primeiro tempo. Sofremos na parte final, mas o resultado ajusta-se por mérito dos meus jogadores.»

(diferença para o último jogo) «Jogámos contra um adversário que faz muitos jogos, quarta, domingo, com uma intensidade muito grande. O árbitro deixou seguir. Quando estás cansado, não tens tanta capacidade para raciocinar e executar. Mantivemos uma solidez muito grande, um foco muito grande, conseguimos criar dificuldades ao FC Porto.»

(objetivo) «Eu penso é que hoje fomos capazes de ganhar três pontos. Temos agora o próximo jogo. Crescemos desde o último jogo, agora é continuar assim. Jogar em casa com os nossos adeptos.»

(regresso daqui a 15 dias) «Esse é um jogo diferente, de Taça. Somos capazes de chegar e disputar a eliminatória. Isso ficou provado aqui, mas agora há um jogo do campeonato. Foi isso que disse aos jogadores, que somos capazes de derrotar o FC Porto.»

Sérgio Conceição, em declarações à Sport TV, depois da derrota diante do Vitória de Guimarães (1-2), no Estádio do Dragão, em jogo da 28.ª jornada da Liga:

Duas derrotas consecutivas para a Liga. FC Porto está num momento difícil?

– Pfffff. Isso era uma conversa longa. Olhamos para aquilo que não conseguimos fazer, entrar no último terço, o último remate, definição, situações que constantemente trabalhamos para melhorar a equipa, mas o jogo é mais do que isso. Acho que os jogadores sentem-se muito, muito prejudicados. A verdade é que isso cria nervosismo, hoje foi reflexo disso. É muito difícil o ambiente dentro e o ambiente fora.

– Temos o lance do Galeno ao início que acaba com um empurrão nas costas e o mesmo empurrão fora, que deu a falta para o primeiro golo do Vitória, é um empurrão exatamente igual. Não sei porque dentro da área não se marca e fora da área marca-se. Estas situações começam a enervar os jogadores pelo historial e pelo que tem sido esta época. Não estou a dizer que é só culpa disso, devemos e podemos fazer mais e melhor. Sabemos que somos uma equipa que provoca muito o adversário. Sofremos hoje 23 faltas e nós fizemos seis, mas temos um vermelho e dois amarelos.

– Enfim, há muita coisa que depois é difícil de digerir num balneário jovem. Mesmo os menos jovens, como foi o caso do Pepe, foi expulso e saímos todos prejudicados com isso. Temos de olhar internamente o que temos de fazer, principalmente sobre essa intranquilidade, para sermos uma equipa à nossa imagem e não, em muitos momentos do jogo, uma equipa de reação, de nervosismo, de situações que não nos leva a nada de positivo.

Quando a equipa está intranquila, entrar no jogo a perder e sofrer dois golos deixa a equipa num registo ainda de maior intranquilidade?

– É um reflexo de tudo o que se tem passado. Não é fácil para um grupo de jovens jogadores, disse isso na antevisão do jogo. Olhei para aquilo que foi o dérbi, o tal dérbi eterno, e vi uma equipa a perder. Vi a possibilidade de nos aproximarmos e lutarmos pelo segundo lugar, mas fica difícil com tudo o que se passou hoje. É só isto que tenho a dizer.

Ficha de Jogo

Jogo disputado no Estádio do Dragão, no Porto.

FC Porto – Vitória SC, 1-2.

Ao intervalo: 1-2.

Marcadores

0-1, Galeno, 12 minutos (na própria baliza).

0-2, Jota Silva, 33.

1-2, Galeno, 44.

Equipas

FC Porto: Diogo Costa, Jorge Sánchez (João Mário, 56), Pepe, Fábio Cardoso (Zé Pedro, 46), Wendell, Alan Varela (Iván Jaime, 56), Nico González, Francisco Conceição, Pepê (Taremi, 67), Galeno e Namaso (Toni Martínez, 80).

(Suplentes: Cláudio Ramos, Grujic, Taremi, Iván Jaime, João Mário, Romário Baró, Toni Martínez, Gonçalo Borges, Zé Pedro).

Treinador: Sérgio Conceição.

Vitória SC: Bruno Varela, Manu Silva, Borevkovic, Jorge Fernandes, Bruno Gaspar, Tiago Silva, João Mendes (Nuno Santos, 77), Tomás Händel (Tomás Ribeiro, 46), Afonso Freitas (Ricardo Mangas, 46, Miguel Maga, 55), Jota Silva e Kaio César (Nélson Oliveira, 61).

(Suplentes: Charles, Miguel Maga, Tomás Ribeiro, Ricardo Mangas, André André, Adrián Butzke, Zé Carlos, Nuno Santos, Nélson Oliveira).

Treinador: Álvaro Pacheco.

Árbitro: Fábio Veríssimo (AF Leiria).

Ação disciplinar: cartão amarelo para Wendell (37), Afonso Freitas (45+1), Tomás Ribeiro (53), João Mário (62), Manu Silva (63), João Mendes (72), Bruno Varela (76), Nélson Oliveira (89). Cartão vermelho direto para Pepe (69).

Assistência: 34.582 espetadores.