Cidadãos da cidade vimaranense expressam as suas preocupações e insatisfações através do Portal da Queixa, contribuindo para um panorama detalhado do consumo e serviços em Guimarães.
O Portal da Queixa divulgou que em 2023 Guimarães registou um aumento significativo nas reclamações, especialmente nos setores de Correio, Transporte e Logística, Banca, Pagamentos e Investimentos, e Internet, Sites e Negócios. Os motivos de queixa mais comuns foram entrega tardia, encomendas não entregues e questões relacionadas com o apoio ao cliente.
Comparativamente ao ano anterior, houve um aumento de 63% nas reclamações no setor de Correio, Transporte e Logística, 50% no setor de Banca, Pagamentos e Investimentos, e 22,2% no setor de Internet, Sites e Negócios.
Por outro lado, apesar do aumento das queixas, o setor de Correio, Transporte e Logística registou as maiores taxas de resolução, com 77,3%, seguido por Comunicações, TV e Media, com 67,6%, e Seguros Vida, Auto e Planos de Saúde, com 66,7%.
Entretanto, o setor de Mobiliário, Decoração e Eletrodomésticos obteve as maiores taxas de retenção, com 66,7%, seguido por Banca, Pagamentos e Investimentos, com 62,5%, e Hiper e Supermercados, com 60%.