Construção de Parque de Material e Oficinas para comboios de alta velocidade planejada ao norte da futura estação do Aeroporto Francisco Sá Carneiro
De acordo com documentos de estudos ambientais contratados pela Infraestruturas de Portugal (IP), está prevista a construção de um Parque de Material e Oficinas (PMO) ao norte da futura estação do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, onde terá início o subtroço com ligação a Braga.
O troço Porto-Braga é dividido em dois subtroços: Porto-Campanhã – Aeroporto Francisco Sá Carneiro e Aeroporto – Braga.
O primeiro subtroço termina no PMO do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, com aproximadamente 23 quilómetros de extensão, enquanto a ligação entre o aeroporto e Braga termina no Ramal de Braga (RB), próximo a Nine, com cerca de 22 km de extensão.
O estudo inclui a ligação ao RB e todas as alterações/retificações necessárias no RB e/ou na Linha do Minho (LM) para integrar o RB na linha de alta velocidade.
O estudo foi contratado à AVPL – Serviços de Consultoria por 419,6 mil euros.
A linha de alta velocidade deverá reduzir o tempo de viagem entre Porto e Lisboa para cerca de uma hora e 15 minutos.
A primeira fase (Porto-Soure) deve estar concluída em 2030, com a possibilidade de ligação à Linha do Norte, reduzindo imediatamente o tempo de viagem. Prevê-se que a segunda fase (Soure-Carregado) seja concluída em 2032, com a ligação a Lisboa posteriormente, assegurada via Linha do Norte.
O concurso público para o lote 1 (Porto-Oiã) da primeira fase foi lançado em janeiro, e espera-se que o lote dois (Oiã-Soure) seja lançado até meados deste ano.
Está prevista a realização de 60 serviços por dia e por sentido, incluindo 17 serviços diretos, nove com paragens nas cidades intermédias (Leiria, Coimbra, Aveiro e Gaia), e 34 serviços mistos com ligação à rede convencional.