A Praça da República será o ponto de partida para o próximo Itinerarium, um percurso guiado pelos “Símbolos da Resistência” em Braga. Agendado para o dia 20 de abril, pelas 10h00, esta iniciativa contará com o professor da Universidade do Minho, José Manuel Cordeiro, como orador convidado.

Durante este passeio pelo centro da cidade, os participantes terão a oportunidade de visitar locais emblemáticos onde ocorreram atividades de resistência e oposição ao regime do Estado Novo. O itinerário incluirá paragens nos cafés Astória e Vianna, antigo Café Peninsular e o “Nosso Café”, Theatro Circo, assim como apresentações de locais relevantes para esse período, como a Livraria Oswaldo Sá, o prédio da candidatura do General Humberto Delgado em 1958 na Av. Liberdade e o local onde existiu a Livraria Victor.

Esta iniciativa, promovida pelo Município de Braga em colaboração com a Universidade do Minho, tem entrada livre, mas os interessados devem inscrever-se através de cmbcultura.eventbrite.com.

O Itinerarium está dividido em quatro eixos temáticos: cidade perdida, cidade recordada, cidade vivida e cidade experimentada. O programa de visitas e sessões de história local, que decorre até ao final do ano, tem como objetivo proporcionar o conhecimento do património bracarense em diversos espaços, monumentos, tradições e temas históricos.

Destaca-se ainda que o projeto conta com a curadoria científica da Doutora Maria Marta Lobo de Araújo, docente do Departamento de História do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here