A Aliança Democrática (AD) apresentou Sebastião Bugalho como o principal candidato às eleições para o Parlamento Europeu Paulo Cunha Paulo Cunha é o número 2.
Sebastião Bugalho, comentador político e figura conhecida na televisão, é o escolhido por Luís Montenegro para liderar a lista da Aliança Democrática (AD) nas eleições europeias. A decisão surge após especulações sobre a possibilidade de Rui Moreira ocupar o segundo lugar na lista, que acabou por ser recusada. Bugalho, atualmente vinculado à SIC, terá a responsabilidade de representar a coligação formada pelo PSD, CDS-PP e PPM nas eleições marcadas para 9 de junho. A confirmação do nome de Bugalho foi dada pela SIC, canal onde o comentador está atualmente presente.
Com 28 anos de idade, Sebastião Bugalho é também jornalista, detendo o número de carteira profissional 7134.
Por sua vez, o Partido Socialista anunciou a escolha de Marta Temido para liderar a lista candidata ao Parlamento Europeu, tendo Francisco Assis como número dois.
Sebastião Bugalho tem sido uma figura recorrente no comentário político, inicialmente na CNN e agora na SIC/Notícias. No entanto, nos últimos anos, enfrentou controvérsias, sendo suspeito de violência doméstica em 2021, embora o inquérito tenha sido posteriormente arquivado devido à falta de evidências. Além disso, foi escutado na “Operação Tutti Fruti”, onde as suas conversas com o deputado do PSD Carlos Eduardo Reis e o ex-deputado Sérgio Azevedo foram consideradas relevantes por um juiz de instrução, resultando na transcrição das mesmas no processo.