Ontem marcou o início de um projeto há muito esperado pelo concelho de Esposende: a colocação da primeira pedra do futuro Parque da Cidade de Esposende. Esta cerimónia foi prestigiada pelo primeiro-ministro português, Luís Montenegro, que esteve acompanhado pelo presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira. Entre os presentes estiveram também personalidades como o presidente da União de Freguesias de Esposende, Marinhas e Gandra (Aurélio Neiva), o presidente da Câmara Municipal de Barcelos (Mário Constantino), o presidente da Câmara Municipal de Terras de Bouro (Manuel Tibo), o presidente da CCDR-Norte (António Cunha) e a ministra do Ambiente e Energia (Graça Carvalho).
Durante o evento, o edil de Esposende destacou que o Parque da Cidade ocupará uma área de 30 hectares, representando um investimento de oito milhões de euros e que o projeto estará concluído dentro de um ano.
O parque contará com percursos pedonais e cicláveis, integrados com as ecovias do Litoral Norte e do Cávado, além de espaços para eventos ao ar livre relacionados com o rio e prática de desporto informal. Também incluirá postos de interpretação ambiental, pontos de observação de avifauna, parque de merendas, sanitários públicos, equipamentos lúdicos e mobiliário urbano.
O presidente salientou que este projeto é um anseio antigo do concelho, com mais de uma década de existência, tecendo críticas à burocracia que atrasou o processo do Parque da Cidade.