O socialite português José Castelo Branco foi detido após acusações de violência doméstica contra Betty Grafstein.
O socialite português José Castelo Branco foi detido na manhã desta terça-feira, dia 7 de maio, após acusações de violência doméstica contra a sua esposa, Betty Grafstein. A informação foi confirmada pelo Notícias ao Minuto junto das autoridades competentes, e a notícia foi inicialmente avançada pela CNN Portugal.
A detenção ocorreu na sequência do cumprimento de um mandado emitido pelo Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Sintra, realizado pela Guarda Nacional Republicana (GNR) de Alcabideche. José Castelo Branco será presente a um juiz de instrução criminal no Tribunal de Sintra para o primeiro interrogatório judicial e eventual aplicação de medidas de coação.
No entanto, devido à greve na Justiça, o interrogatório foi adiado, e José Castelo Branco regressou à GNR de Alcabideche, onde permanecerá até à realização do interrogatório. O advogado de defesa, Pedro Nogueira Simões, afirmou que ainda não conseguiu falar com José Castelo Branco para esclarecer detalhes sobre as acusações.
O caso está a ser investigado na Secção Integrada de Violência Doméstica de Sintra do DIAP regional de Lisboa. Betty Grafstein encontra-se internada no hospital desde abril, e as acusações de violência doméstica contra ela têm gerado grande repercussão mediática.
José Castelo Branco, que estava programado para participar no programa televisivo ‘Dois às 10’ na TVI, foi detido pouco antes da sua presença no programa, sendo que a notícia da sua detenção interrompeu a emissão. Cristina Ferreira, uma das apresentadoras, esclareceu que ninguém no programa estava a defender o socialite. O caso tem sido acompanhado de perto pela imprensa, com várias reportagens sobre o desenvolvimento dos acontecimentos.
Greve na Justiça adia interrogatório a José Castelo Branco
O socialite português José Castelo Branco regressou à GNR de Alcabideche, onde irá passar a noite, depois do adiamento do seu interrogatório no Tribunal de Sintra devido à greve dos funcionários judiciais. Inicialmente, estava previsto que José Castelo Branco fosse ouvido no tribunal, mas a paralisação dos serviços judiciais levou ao adiamento do processo.
Segundo informações da SIC Notícias, o socialite deverá comparecer novamente no Tribunal de Sintra no dia seguinte para prestar depoimento. A greve dos funcionários judiciais afetou a realização de diversos procedimentos judiciais, incluindo o interrogatório de José Castelo Branco, que aguarda para esclarecer as acusações de violência doméstica contra a sua esposa, Betty Grafstein.