Programa “Braga + Saúde” beneficiará agora 800 pessoas com reforço orçamental.

A Câmara Municipal de Braga anunciou um aumento no financiamento do programa “Braga + Saúde”, que oferece medicamentos a cidadãos em situação de vulnerabilidade socioeconómica. A proposta será votada na próxima segunda-feira durante a Reunião do Executivo.

O acréscimo de 50 mil euros elevará o orçamento total deste serviço municipal para 75 mil euros.

O programa “Braga + Saúde”, desenvolvido em parceria com a Associação Dignitude – Instituição Particular de Solidariedade Social, a Associação Nacional de Farmácias e a Associação Farmácias de Portugal, tem como objetivo fornecer medicação a munícipes com carências económicas.

O reforço financeiro é justificado pela autarquia devido ao atual contexto socioeconómico e à crescente procura por este serviço, que já conta com mais de 800 beneficiários. A verba inicial de 25.000 euros destinada ao programa já foi esgotada.

Além disso, o Executivo Municipal de Braga analisará a proposta de ratificação dos contratos-programa assinados entre a Câmara Municipal e a Administração Regional de Saúde do Norte, que visam intervir nas Unidades de Saúde no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no contexto da descentralização de competências. As propostas incluem a construção da Unidade de Saúde de Esporões e a requalificação da Unidade de Saúde Paulo Orósio.

O contrato-programa para a construção da nova Unidade de Saúde de Esporões, localizada na Rua das Camélias, prevê um investimento total de 1 milhão de euros, enquanto a requalificação da Unidade de Saúde Paulo Orósio terá um investimento de 1.6 milhões de euros.