IPMA prevê descida de temperaturas e instabilidade meteorológica a partir de sexta-feira
O sol e o calor têm os dias contados no Minho. Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o tempo vai mudar radicalmente, prevendo-se chuva e trovoadas a partir de sexta-feira.
As temperaturas começam a descer a partir de amanhã, terça-feira, mas voltam a subir na sexta-feira, “com as condições para a trovoada”, adianta a meteorologista do IPMA, Paula Leitão, ao jornal O MINHO.
“No sábado, há nova descida das temperaturas com condições de precipitação no fim de semana”, acrescenta.
Hoje, Braga deve atingir os 32 graus centígrados, descendo para os 26ºC na quarta-feira. Na sexta-feira, o IPMA prevê que a temperatura atinja os 34ºC.
A mudança do tempo deve-se ao facto de termos estado “sob influência de um vale depressionário que se estende do norte de África para a Península Ibérica”. Nos níveis mais altos da atmosfera, a situação tem sido estável, mas a partir de hoje começará a entrar um fluxo do quadrante oeste, o que altera a situação, explica Paula Leitão.
Ela conclui: “Com o vale depressionário a passar hoje e uma depressão a aproximar-se a partir de quarta-feira, há condições para esta instabilidade. Isso vai provocar a grande diferença entre o calor da última semana e o tempo mais fresco e com condições para trovoada desta semana”.