Espaço será parte de circuito turístico e cultural junto com o Mausoléu de São Frutuoso e a Igreja de São Jerónimo de Real
As obras de requalificação do Convento de São Francisco, em Braga, estão prestes a ser concluídas, permitindo a reabertura ao público em setembro, anunciou hoje a autarquia. O projeto, que envolveu um investimento de cerca de 2,5 milhões de euros, contou com a colaboração do Município de Braga, da Universidade do Minho (UMinho), da Direção Regional de Cultura Norte (DRCN) e da paróquia de Real.
Segundo Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, durante a visita ao local acompanhado por António Cunha, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), o vice-presidente Jorge Sobrado e a vereadora Olga Pereira, “este projeto permitirá que o Convento de São Francisco seja um polo de difusão do conhecimento e um ponto turístico de excelência para o concelho de Braga”.
O projeto visa promover a coesão espacial do conjunto monumental que inclui a Igreja de São Jerónimo de Real, o Mausoléu de São Frutuoso e o Convento de São Francisco. A abertura do monumento ao público incluirá visitas interpretadas aos dois primeiros pisos do convento, ao mausoléu, à igreja e à sacristia, além de espaços de trabalho para a Unidade de Arqueologia da UMinho, que assegurará o serviço educativo e a produção de conteúdos para complementar o circuito de visita.
Após a recuperação, a UMinho será responsável pela gestão das visitas ao Convento de São Francisco, que farão parte de um circuito integrado aberto à população, consolidando assim o desenvolvimento do turismo cultural e religioso na região.