Cerimónia no Espaço Vita destaca transformação e novos projetos da empresa municipal

A BragaHabit comemorou, esta sexta-feira, 21 de junho, o seu 25º aniversário com uma cerimónia realizada no claustro do Espaço Vita. Fundada em 1999, a empresa municipal tem como missão a reabilitação do edificado urbano e a gestão de apoios sociais à habitação, com o objetivo de reduzir as dificuldades sociais e económicas dos cidadãos.

Durante a cerimónia, foi sublinhado que a BragaHabit está em constante transformação, adaptando-se às necessidades atuais com novos projetos. O autarca Ricardo Rio destacou que a empresa tem sido “muito reforçada” em meios e projetos para responder às necessidades das famílias e comunidades, especialmente face às dificuldades no acesso à habitação.

Ricardo Rio referiu ainda o projeto Human Power Hub como um “catalisador da transformação das respostas sociais”, reconhecido a nível nacional e internacional, e elogiou o fortalecimento dos laços com as Associações de Moradores, resultando em políticas públicas mais alinhadas com as necessidades das comunidades.

João Rodrigues, presidente do Conselho de Administração da BragaHabit, realçou a capacidade da instituição em adaptar as suas respostas ao contexto social, alargando o apoio habitacional a uma maior franja da população. Rodrigues destacou a inovação nas respostas oferecidas, que visam garantir o direito fundamental à habitação condigna.

Carlos Videira, administrador executivo da BragaHabit, enfatizou o compromisso da empresa em promover um concelho mais justo, sustentável e menos desigual, através do aumento e requalificação do parque habitacional, combate à pobreza energética, e promoção da igualdade de oportunidades através da participação cívica e inovação social.

A sessão incluiu também uma conferência sobre temas como a construção e reabilitação de habitação social, programas de apoio habitacional e novas políticas de habitação, com um painel composto por António Gil Leitão, António Cunha, Filipa Roseta e Vasco Freitas, moderado por Liliana Oliveira, jornalista da Rádio Universitária do Minho.

4o