Município promove iniciativa de solidariedade em resposta à crise na Ucrânia

O Município de Braga está a realizar um Campo de Férias especial para 15 crianças ucranianas oriundas de Ivano-Frankivsk, como parte dos esforços de solidariedade durante a invasão russa na Ucrânia. Durante duas semanas, estas crianças desfrutam de actividades recreativas, educativas e culturais, proporcionando-lhes momentos de alegria e integração.

“Este Campo de Férias é uma manifestação do nosso compromisso com a solidariedade internacional e com a promoção da paz. Todos temos consciência da terrível situação que a população ucraniana enfrenta com a invasão russa. Ivano-Frankivsk foi das primeiras cidades a ser bombardeada e as nossas principais preocupações sempre foram para com a população em geral, mas em particular com a população mais jovem que se vê privada de muitos dos seus direitos”, referiu Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, durante a recepção que decorreu esta Terça-feira, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Na cerimónia, que contou também com a presença da vice-presidente Sameiro Araújo, e da vereadora Carla Sepúlveda, o Autarca Bracarense explicou que no âmbito do Comité das Regiões Europeu e da Eurocities, Braga foi desafiada a criar campos de férias para crianças ucranianas, com o Município a responder afirmativamente desde logo por ter um “parceiro natural” que é Ivano-Frankivsk, cidade com a qual Braga tem um acordo de geminação. “Queremos que estas crianças encontrem em Braga um refúgio de tranquilidade e alegria, proporcionando-lhes experiências que possam amenizar, ainda que temporariamente, os desafios que enfrentam no seu país”, concluiu Ricardo Rio.

Olena Matviiv, professora da cidade ucraniana que acompanha as crianças neste campo de férias, explicou a importância desta iniciativa e agradeceu a oportunidade que é dada a estes jovens de viver estes dias em clima de paz. “Os pais destas crianças estão no campo de batalha a defender o nosso país. São verdadeiros heróis para nós. Estamos muito gratos por este convite e pela oportunidade de proporcionarmos dias de paz a estas crianças, sem perigo, sem os barulhos das sirenes. Com este campo de férias as crianças tiveram a oportunidade de ver o mar pela primeira vez e têm tido momentos de grande alegria”.