Primeiro-ministro convoca partidos para negociações sobre o Orçamento do Estado 2025
O primeiro-ministro, Luís Montenegro, convocou todos os partidos para uma reunião na próxima sexta-feira, com o objetivo de iniciar as discussões sobre o Orçamento do Estado para 2025.
A informação foi inicialmente avançada pelo Chega e posteriormente confirmada pelo Governo. As reuniões começarão às 10h00, com o PAN, seguindo-se o Livre, o PCP, o BE, a IL, o Chega, o PS e, por fim, o PSD/CDS-PP.
Posições divergentes sobre as negociações
O líder do Chega, André Ventura, sublinhou que o Governo PSD/CDS-PP “tem de escolher” com qual partido irá negociar, afirmando que o orçamento pode ser aprovado com o voto favorável do Chega ou com a abstenção do PS. “É impossível ter um orçamento que agrade ao Chega e ao PS”, defendeu.
Ventura revelou que recebeu o convite do Governo para esta “primeira ronda de negociações”, que deverá ocorrer na sexta-feira à tarde, e foi informado de que Luís Montenegro estará presente nesta reunião “ao mais alto nível”.
Presidente da República apoia diálogo entre partidos
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, manifestou-se favorável à abertura ao diálogo entre os partidos, nomeadamente entre o PS e o PSD, destacando a importância da aprovação do Orçamento. “Vejo com bons olhos a abertura ao diálogo”, afirmou Marcelo Rebelo de Sousa, sublinhando a necessidade de consenso para a aprovação do documento.