Iniciativa visa capacitar e especializar assistentes operacionais dos agrupamentos escolares
A Câmara Municipal de Braga lançou uma academia de formação destinada aos assistentes operacionais que atuam nos agrupamentos de escolas do concelho. A primeira sessão de formação ocorreu na semana passada, envolvendo a participação de 150 assistentes operacionais.
Com esta iniciativa, a Autarquia pretende promover a capacitação e especialização do pessoal não docente, incentivando a atualização de conhecimentos e a melhoria contínua do serviço prestado. Esta academia de formação faz parte de um conjunto de medidas implementadas pelo município para valorizar os seus recursos humanos, especialmente aqueles que atuam no setor da educação.
Segundo Carla Sepúlveda, vereadora da Educação, a estratégia beneficiará toda a comunidade educativa. “Queremos ir além da melhoria das competências teóricas e práticas. Pretendemos proporcionar oportunidades para que os profissionais troquem experiências e criem redes de contactos, aumentando a sua confiança e autoestima. Queremos uma comunidade educativa mais próxima e colaborativa, que ofereça melhores respostas às nossas crianças e jovens”, afirma Carla Sepúlveda.
A primeira formação abordou temas como: Segurança no Trabalho e Primeiros Socorros em ambiente escolar; Conceitos, Estratégias e Práticas para trabalhar com Crianças com Necessidades Especiais; e Educar Fora da Sala de Aula: O papel do Assistente Operacional.