Equipa de Montanha da GNR e Bombeiros de Terras de Bouro localizaram o grupo em tempo recorde; duas crianças receberam assistência no local.

Um grupo de 12 turistas, incluindo quatro lusodescendentes e oito cidadãos franceses, foi resgatado na madrugada de terça-feira após se perder no Parque Nacional da Peneda-Gerês durante uma caminhada. As autoridades localizaram o grupo por volta das 00:00, na zona de Vilar da Veiga, no concelho de Terras de Bouro, e conseguiram conduzi-los em segurança até aos seus veículos, chegando por volta das 02:20.

Segundo a Proteção Civil, os turistas, entre os quais se encontravam seis menores, estavam perdidos desde as 22:00 da noite anterior. O rápido resgate foi realizado pela Equipa de Montanha da GNR, em coordenação com os Bombeiros Voluntários de Terras de Bouro. Apesar de estarem desorientados e alguns já em estado de desidratação, todos foram encontrados sem ferimentos.

Duas crianças precisaram de assistência para recuperação da temperatura corporal, mas não houve necessidade de transporte hospitalar. O alerta foi dado pelo próprio grupo, que, ao entrar em contacto com as autoridades, ajudou a manter a calma até à chegada das equipas de resgate.

A operação, liderada pelo segundo-sargento Adelino Dias, do Posto de Busca e Resgate em Montanha da GNR, foi coordenada pela Sala de Situação do Comando Sub-Regional do Cávado da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), em Braga. As temperaturas em queda e a falta de vestuário adequado agravaram a situação, mas a rápida intervenção das autoridades garantiu um desfecho positivo.