Investimento de cinco milhões de euros visa reforçar formação em inovação e sustentabilidade alimentar.
O primeiro-ministro Luís Montenegro presidirá à inauguração do novo polo do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) em Esposende, marcada para o próximo dia 28 de agosto, às 18:00. A cerimónia contará ainda com a presença de Maria José Fernandes, presidente do IPCA, e Benjamim Pereira, presidente da Câmara Municipal de Esposende.
O novo Laboratório de Inovação e Sustentabilidade Alimentar começará a operar no início de setembro, com o arranque do ano letivo 2024/2025. A nova unidade disponibilizará seis cursos (oito turmas) nas áreas de Hotelaria e Turismo, bem como na Moldação de Plásticos por Injeção, totalizando 161 vagas. Além disso, será implementada uma Escola de Verão – Summer School, que oferecerá cursos de curta duração em inglês, seminários e projetos de investigação.
A construção do polo representou um investimento global de cinco milhões de euros, totalmente financiado pela Câmara Municipal de Esposende, que cobriu os custos da empreitada, aquisição dos terrenos e elaboração do projeto.
Este novo polo do IPCA surge no seguimento da inauguração de cursos técnicos superiores profissionais em Esposende no ano letivo de 2021/2022, e marca a transição de instalações provisórias para um novo espaço definitivo.