A Universidade do Minho (UMinho) inicia o ano letivo com o “Programa de Acolhimento”, criado para receber e integrar cerca de 3.000 novos estudantes admitidos na 1.ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior. As atividades decorrem nos campi de Braga e Guimarães, e são organizadas em parceria com a Associação Académica da UMinho (AAUM).

O ponto alto será na sexta-feira, dia 06 de setembro, quando os novos alunos serão oficialmente recebidos por Rui Vieira de Castro, reitor da UMinho, Margarida Isaías, presidente da AAUM, e João Cardoso Rosas, presidente da Comissão Comemorativa dos 50 anos da universidade. A cerimónia, que contará com a presença de uma intérprete de língua gestual portuguesa, terá início às 15:30 no anfiteatro natural da Escola de Economia e Gestão (EEG), no campus de Gualtar, em Braga.

Esta sessão solene marca oficialmente o começo do ano letivo e visa proporcionar aos estudantes um primeiro contacto com a vida académica num ambiente descontraído. Segundo comunicado da UMinho, o evento pretende promover o convívio entre alunos e a academia, reforçando os valores e a missão da universidade.

Após a sessão, haverá um momento musical às 16:30 e, a partir das 18:00, o “Sunset Cultural”, com atuações de grupos culturais da academia. Durante a manhã do mesmo dia, as Unidades Orgânicas da UMinho também darão as boas-vindas aos novos estudantes, com apresentações dos serviços, instalações e equipas docentes de cada curso.

Além disso, às 12:00 está programado um almoço piquenique nos diversos espaços do campus de Gualtar, reunindo todos os novos alunos. As atividades da tarde incluem uma mostra associativa e cultural, além de um momento recreativo com um DJ.

Outro destaque do dia será o “Welcome Day Erasmus”, dedicado aos estudantes de intercâmbio que chegam à UMinho para prosseguir os seus estudos.

O “Programa de Acolhimento” já arrancou esta semana, com atividades como a formação de estudantes mentores e visitas guiadas aos campi de Gualtar e Azurém. Iniciativas como a “Mostra de Núcleos” também fazem parte da programação, e até ao início de outubro estão previstas outras atividades de integração para os novos alunos.